terça-feira, 17 de maio de 2011

Cap I - A Mercadoria / Item 3 - C - 1 (p. 73 e 76)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
O caráter do valor, na forma geral do valor, assume um papel social no mundo das mercadorias. Em vez de assumir um papel particular, limitado às mercadorias envolvidas numa expressão de valor, uma mercadoria que serve de equivalente (o linho, por exemplo) dialoga, agora, com todas as mercadorias e faz com que as que surjam também se equiparem ao linho, a mercadoria escolhida. Assim, a figura do linho se torna a expressão de valor comum e a encarnação de todo o trabalho humano.  
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3. A FORMA DO VALOR OU O VALOR-DE-TROCA

C) A Forma Geral do Valor

1. Mudança do caráter da forma do valor
2.
3. 


As mercadorias expressam seus valores 1) DE MODO SIMPLES, numa única mercadoria, e 2) DE MODO IGUAL, porque essa única mercadoria é mesma para todos. Sua forma valor é simples e comum a todas, portanto, geral.

Diferente das formas A (simples) e B (extensiva), a forma obtida por último expressa os valores do mundo das mercadorias em uma única e mesma espécie de mercadoria (linho, por exemplo), isolada das outras, distinguindo-se de qualquer valor de uso e, por isso, expressando-se da mesma forma em todas as mercadorias.

As duas formas anteriores expressam o valor de cada mercadoria de forma particular, sem que as outras mercadorias participem. A forma geral do valor é a primeira a relacionar realmente as mercadorias entre si COMO VALORES, revelando-as como valores de troca.
                                            
Enquanto nas outras formas de valor o papel do equivalente é passivo no confronto entre mercadorias, na forma geral é uma obra do mundo das mercadorias. Simultaneamente, todas as mercadorias expressam seu valor no mesmo equivalente (no nosso caso, o linho), e cada nova espécie de mercadoria que aparece tem de fazer o mesmo, evidenciando uma forma socialmente válida para a relação entre as mercadorias.


Igualadas ao linho, todas as mercadorias aparecem qualitativamente iguais, como valores, e quantitativamente comparáveis, como magnitudes de valor, refletindo-se mutuamente.

A forma geral do valor relativo do mundo das mercadorias imprime à mercadoria equivalente eleita (ao linho) o caráter de equivalente geral. Sua própria forma natural se transforma na figura comum do valor, a encarnação visível de todo trabalho humano. É a expressão social das mercadorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário